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4 de ago. de 2017

Inserção dos Assistentes Sociais na área de Educação (CFESS)

Pensar a inserção dos assistentes sociais na área de educação nos coloca o desafio de compreender e acompanhar teórica e politicamente como que as requisições postas a este profissional estão articuladas às tendências contraditórias da política de educação de ampliação das formas de acesso e de permanência na educação escolarizada diante de um cenário em que a realidade local encontra-se cada vez mais imbricada com a dinâmica de mundialização do capital.

Alguns fenômenos importantes que parecem incidir sobre as requisições de atuação do assistente social na educação:

  • Os discursos e as práticas de valorização de uma educação inclusiva e as consequentes demandas de articulação com as instituições e serviços assistenciais. 
  • O processo de descentralização da educação básica e a maior autonomia da esfera municipal no desenvolvimento de programas de ampliação do acesso e garantia de permanência na educação escolarizada. 
  • A ampliação e a interiorização da rede de Institutos de Educação Profissional, Ciência e Tecnologia e as demandas por programas e ações de assistência estudantil. 
  • A expansão do setor privado de educação e a demanda por ações de assistência estudantil e de trabalho comunitário como forma de justificar a isenção de impostos.
  •  A aprovação da Política Nacional de Assistência Estudantil e a ampliação das formas de acesso à educação superior pública. 
  • A afirmação do direito à educação de largos contingentes populacionais que se encontravam fora da escola e o acionamento de diferentes instituições do Poder Judiciário e do Executivo para assegurar e acompanhar as condições de acesso a esse direito. 
  • A organização de programas de qualificação e de conclusão da educação escolarizada de jovens com forte caráter compensatório. 
  • A expansão dual da rede de educação infantil (pública e comunitária) com recursos públicos e as requisições de gerenciamento da desproporcionalidade entre oferta e demanda de vagas. 
  • O aumento das ações e programas sociais dirigidos às famílias e das demandas de sua operacionalização no âmbito das organizações não governamentais que atuam no campo educacional. 
  • A disseminação de programas e projetos sociais que articulam educação, esporte e cultura como forma de “exercício da cidadania” e ampliam as ações de cunho educativo em articulação como o tempo e espaço escolar.
    (CFESS, 2011, p. 25-26)


CFESS - Subsídios para o Debate sobre Serviço Social na Educação
Link: Apontamentos sobre a política de educação no Brasil hoje ea inserção dos assistentes sociais- Página 25-26 Acesso em 04/08/17
Autor da parte: Ney Luiz Teixeira de Almeida
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