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4 de ago. de 2017

Serviço Social na Educação

O/A profissional de Serviço Social nos últimos anos tem sido requisitado, entre outros motivos, para atuar em programas e projetos governamentais e não governamentais voltados para a garantia do acesso e da permanência na educação escolarizada.


  • As políticas de cotas e ações afirmativas; 
  • as análises socioeconômicas que subsidiam a isenção de taxas de inscrição e a destinação de bolsas de estudo; 
  • as políticas de assistência estudantil (bolsas, alimentação, moradia, transporte);
  • os programas de “pais sociais”; 
  • os processos de elegibilidade para ingresso na educação infantil; 
  • a elaboração de critérios para a concessão de crédito estudantil ou descontos na mensalidade;
  • as condicionalidades educacionais dos programas de transferência de renda; 
  • a consolidação da educação inclusiva; 
  • os pedidos de aplicação de medidas protetivas; 
  • o acompanhamento das medidas socioeducativas; 
  • a elaboração dos planos individuais de atendimento; 
  • os programas de erradicação do trabalho infantil; 
  • a assessoria no âmbito do Ministério Público; 
  • o acesso à educação pelos internos do sistema prisional e 
  • os vestibulares comunitários 


Essas são algumas das expressões concretas de como, ao longo da última década, a questão do acesso e da permanência na educação escolar tem sido enfrentada a partir da interface da educação com diferentes políticas públicas, assim como dos recursos e processos com os quais os/as assistentes sociais têm lidado.
(CFESS, 2011, Página 51)




CFESS - Subsídios para o Debate sobre Serviço Social na Educação
Link: Reflexões para subsidiar o debate da atuação do/a assistentesocial na área de educação - Página 51

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