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2 de ago. de 2017

O trabalho do Assistente Social na Educação (CFESS)

Atividades do Serviço Social na Educação:
O que faz o Assistente Social na Escola?


  • é o profissional responsável pela(s): “questões sociais” que atravessam o cotidiano escolar; 
  • relação com a família; 
  • articulação com as demais políticas; 
  • viabilização do acesso aos serviços sociais e ações vinculadas à política de assistência social.
    (CFESS,  2011, Página 45)

  • Trabalho preventivo, por meio de encontros sobre o fortalecimento da relação escolafamília – encontros temáticos; 
  • Realização de encaminhamentos institucionais com o intuito de enfrentar as situações de risco e vulnerabilidade social; 
  • Acompanhamento das condicionalidades dos programas sociais como a frequência escolar (Programa Bolsa Família); 
  • Promover articulação entre as políticas sociais, com vistas a desenvolver ações institucionais que colaborem para a inclusão social; 
  • Abrir canais de comunicação com os órgãos de garantia de direitos, tais como conselhos de direitos, conselhos tutelares e Ministério Público e realizar um trabalho com os/as professores/as, a fim de discutir sobre a educação na contemporaneidade
    (CFESS,  2011, Página 39)

  • visitas domiciliares; 
  • abordagens grupais;
  • estudos socioeconômicos; 
  • encontros com as famílias; 
  • articulação com conselhos tutelares e Ministério Público,
  • "mobilização da comunidade escolar";
  • mobilização dos "processos de luta pela garantia ou ampliação do acesso à educação"
    (CFESS,  2011, Página 42)
  • procedimentos que se localizam no circuito “escola/família/instituições garantidoras de direitos”
  • identificação das condições de vulnerabilidade social,
  • mobilização das instâncias, que visem assegurar a permanência na educação escolarizada por meio de medidas judiciais.
    (CFESS,  2011, Página 43)
  • atuação juntos às instâncias de controle social e às lutas sociais;(CFESS,  2011, Página 44)
Trabalho do/a assistente social na abordagem com os/as estudantes, sobretudo de temas transversais ao processo educacional como:

  • sexualidade;
  • drogas; 
  • violência; 
  • doenças sexualmente transmissíveis; 
  • bullying; 
  • manifestações e movimentos culturais juvenis;
  • adolescência e formação para o trabalho e
  • cidadania
    (CFESS,  2011, Página 44)

  • estratégias de articulação com as instâncias de controle social, participação da comunidade escolar (conselhos escola-comunidade),
  • mobilização dos pais e alunos/as, 
  • em especial com relação aos grêmios estudantis, 
  • fortalecimento das relações com as equipes profissionais e 
  • ações interinstitucionais.
    (CFESS,  2011, Página 44)
  • aproximação da família com a unidade educacional; 
  • o apoio à participação e acompanhamento das famílias no processo educacional; 
  • a assessoria aos/às participantes de conselhos escolares e grêmios estudantis, dentre outros; 
  • a realização de discussões e debates sobre cidadania e participação dos/as jovens na sociedade; 
  • a potencialização da participação dos pais, responsáveis, alunos/as e comunidade nos conselhos Escola-Comunidade e também nos conselhos municipais de educação e outros fóruns.
    (CFESS,  2011, Página 45)


 Principais expressões da questão social na Escola 


  • drogas; 
  • diferentes manifestações da violência;
  • bullying; 
  • evasão escolar; 
  • “dificuldades de aprendizagem”; 
  • “fracasso escolar”; 
  • pobreza e 
  • falta de acesso aos serviços sociais.
    (CFESS,  2011, Página 47)

Ações de enfrentamento das expressões da QS


  • articulação com os conselhos tutelares e com as instâncias de controle social;
  • articulação com órgãos de outras políticas sociais setoriais (assistência social e saúde, predominantemente) e 
  • articulação com organizações não governamentais e fundações;
  • acionamento da rede de proteção social;
  • busca por apoio e recursos para o desenvolvimento das ações.
    (CFESS, 2011, Página 47-48)
  • fóruns da sociedade civil e o Ministério Público;
  • articulação junto a órgãos como o Poder Judiciário; 
  • a assessoria às escolas para encaminhamentos a atendimentos psicossociais e jurídicos; 
  • a realização de encontros formativos nas unidades escolares divulgando, sobretudo, a rede de serviços socioassistenciais;
  • provocar a reflexão sobre a qualidade da relação pedagógica na escola e também sobre o currículo; 
  • problematizar a relação família-escola; 
  • participação em diversos fóruns (combate ao trabalho infantil; erradicação da violência sexual, conselhos de direitos e conselho tutelar).
    (CFESS,  2011, Página 49)






Fonte do Estudo:
CFESS - Subsídios para o Debate sobre Serviço Social na Educação
Link : Levantamento sobre o trabalho do/a assistente social na educação - Página 39.
Acesso em 02/07/17
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O que faz o Assistente Social na Escola? Qual a intervenção do Assistente Social na Escola? Como é o trabalho do Assistente Social na Escola? Serviço Social na Educação. Serviço Social na Escola. Intervenção do Serviço Social na Educação. 

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