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13 de set. de 2017

Histórico: práticas do Serviço Social na Escola

Este resumo-estudo tem como fonte o estudo de Sarita Amaro (2015) sobre o Serviço Social na Educação.

Segundo Sarita Amaro (2015) , o registro mais antigo do Serviço Social na escola, que se tem no Brasil é datado de 1946, no Rio Grande do Sul. Suas atividades estavam voltadas à:
  • identificação dos problemas sociais emergentes que repercutissem no aproveitamento do aluno;
  • promoção de ações que permitissem a "adaptação" dos escolares ao seu meio;
  • o equilíbrio da comunidade escolar;
  • intervir em situações escolares consideradas desvio, defeito ou anormalidade social.
    (AMARO, 2015, p. 19)

Até meados dos anos 1970, o Serviço Social legitimava a ordem vigente. Sua intervenção no espaço educacional seguia a lógica desenvolvimentista:
  • voltadas à preparação social dos indivíduos;
  • torná-los, segundo suas aptidões, cidadãos produtivos e úteis ao capital.
    (AMARO, 2015, p. 19)

Neste contexto, as ações dos assistentes sociais eram:
  • examinar a situação social e econômica dos alunos e de suas famílias;
  • identificar casos de desajuste social e orientar pais e professores sobre o tratamento adequado;
  • orientar a organização e o funcionamento de entidades que congregassem professores e pais de alunos;
  • orientar as famílias no encaminhamento dos alunos a instituições previdenciárias; 
  • realizar triagem de alunos que necessitassem de auxílio para material escolar, transporte, tratamento médico e dentário;
  • preparar relatórios e prestar informações sobre suas atividades;
  • manter articulação com os grupos da escola (professores, pais) e outras entidades comunitárias;
  • esclarecer e orientar a família e a comunidade para que assumissem sua parcela de responsabilidade no processo educativo.
    (AMARO, 2015, p. 20)

Anos 1980, Movimento de Reconceituação do Serviço Social

A reconceituação rebate sobre a identidade da profissão e sobre a ação dos assistentes sociais em geral. No contexto educacional, a intervenção do Serviço Social ganhou novos contornos. Passa a considerar que: a escola é um aparelho de reprodução ideológica; educação massificadora, tradicional e bancária.
São desenvolvidas novas práticas profissionais que não só sirvam à retroalimentação da política educacional como também a problematizem; praticas profissionais que enfoquem os aspectos econômicos, sócio-políticos e culturais; enfoquem nas contradições entre a escola e a realidade social.
(AMARO, 2015, p. 20)
  • diálogo, debate e participação da família na escola;
  • ideais democráticos ;
  • desenvolvimento de ações voltadas à gestão democrática da escola e a ampla capacitação sócio-política da comunidade escolar; 
  • a mobilização da participação da família no processo de aprendizagem do aluno e na gestão da escola;
  • incluir em sua pauta o enfrentamento da fome, da miséria, do conformismo político e da violência contra a criança;
  • situações de fracasso, evasão e repetência;
  • coordenação e execução de políticas de ação social voltadas ao atendimento das demandas escolares, com atenção especial aos grupos mais pauperizados e excluídos:;
  • levantamento e identificação de necessidades, interesses e preocupações da comunidade escolar;
  • gerenciamento e execução de programas de assistência social na educação;
  • realização de estudos situacionais e parecer técnico sobre a realidade sociofamiliar e a história social dos alunos em acompanhamento profissional.
    (AMARO, 2015, p. 21)

Objeto de atenção do Assistente Social na escola


  • Os baixos índices de escolarização;
  • o "entra e sai" da escola;
  • a distorção idade/ série;
  • maus-tratos;
  • o estresse e a depressão infantis cada vez mais comuns - em especial entre as classes populares por causa das situações socioeconômicas.
    (AMARO, 2015, p. 21)

Ações voltadas à organização da escola 


Ações para provocar o "sucesso" da criança e do adolescente como aluno e como cidadão.
  • participação em trabalhos interdisciplinares (em nível de pesquisa, estudo, orientação, encaminhamento do atendimento) dirigidos à promoção social dos alunos; 
  • promoção de estudos e ações que contribuam com a melhoria do rendimento escolar e com a redução dos fatores que determinam o fracasso escolar; 
  • organização de estudos e ações com vistas à diminuição das dificuldades infantis e à realização sociopedagógica do aluno;
  •  articulação social com os Circulo (los Pais e NIesh-es (CPMs), Conselhos 'futelarea Grémios Estudantis, Conselhos Escolares e da ação integrada entre professores e a equipe multiprofissional disponível na "rede" social já inventariada. 
    (AMARO, 2015, p. 22)


 o caso de alunos Lisuzirios de drogas, crianças e adolescentes grávidas, alunos vitimas de maus-tratos ou abuso sexual, com déficit nutricional, depressivos ou portadores de necessidades especiais. O atendimento dessas noiras demandas ararretoii que na pauta profissional fossem incluidas : is seguintes ações: ° planejamento e execução de estudos e ações dirigidos à qualificação das condições político-pedagógicas do sistema educacional e seu impacto no desenvolvimento pedagógico do aluno; " planejamento e execução de programas e ações dirigidos à revitalização e democratização das relações sociais na escola, entre professores_ alunos e funcionários e seus próprios pares; ° planejamentoeexecuçãodecstudoseaçõcsprogramáticas que contribuam à promoção escolar e à redução dos índices de abandono/ afastamento da escola; -> organização de estratégias programáticas articuladas, interdisciplinares e intersetoriais, voltadas : i observar, diagnosticar, abordar e prevenir manifestações cliscrimi~ notórias contra negros, indígenas, homossexuais. porta- dores do virus HIV ou pessoas portadoras de necessidades educacionais especiais; ° planejamento e execução de programas e ações voltados tanto à capacitação social de recursos humanos dos profissionais de educação : ituantes na escola, como à promoção da saude humana e ocupacional, diminuindo u estresse ocupacional e doenças associadas, como o burrwut: ° planejamento e execução de ações de educação e saúde junto il familias. alunos e professores, dirigidas à melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar




Fonte: https://pt.slideshare.net/pamallasheron/servio-social-na-educao-bases-para-o-trabalho-profissional-sarita-alves-amaro 

Um comentário:

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